17/01/08

Fotos do fogo - estreia 07 Fevereiro

«E por vezes as noites duram meses. E por vezes os meses
oceanos. E por vezes os braços que apertamos nunca mais são os mesmos. E por
vezes encontramos de nós em poucos meses o que a noite nos fez em muitos anos. E por vezes fingimos que lembramos.»

Estreia já no próximo dia 07 de Fevereiro, pelas 22h00, a nova produção do TPN - Fotos do fogo. Partindo de um texto de Mário de Carvalho, para além de outros de autores portugueses, o espectáculo conta com encenação de Ricardo Mendes. Estará em cena, numa primeira fase, nos dias 7, 8, 9, 14, 15 e 16 de Fevereiro (quinta a sábado, 22h00), tendo já algumas deslocações agendadas.

"Este espectáculo é sobre a Noémia e a Mariana, amigas reencontradas numa qualquer planície alentejana. Sobre as ideologias que as uniam - e que agora criam um fosso entre elas. É sobre o Octávio e o seu pequeno mundo. Sobre soldadinhos de brincar, que por mais que se guardem nunca deixarão de lá estar. É sobre uma irmã que já foi noiva, e uma noiva que nunca o deixará de ser. Sobre o fosso que se cava entre os que partem (para sempre) e os que ficam. É sobre um jovem soldado que já não o é. Nem soldado e muito menos jovem. Apenas memória. E é sobretudo sobre um jogo. Sobre fotografias e palavras, imagens e lembranças. É sobre uma terra árida onde se enterram recordações, na esperança de as perder. Mas é impossível. Este espectáculo é sobre 1960, o Ultramar, o amor e a dor, o comodismo e a ilusão. Este espectáculo é sobre o nosso país e uma identidade colectiva. Seja o que isso for..." (in programa do espectáculo)

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. o passado é um país distante... como distante pode ser a nossa memória.

    dia 7, e todos os dias antes... e todos os dias que se seguirão - lá estaremos a arrumar e desarrumar fotografias. ;)

    ResponderEliminar
  3. Ricardo:

    Estou ansioso por assistir a mais uma peça do Passagem de Nível. Peço mil desculpa, mas ainda não foi desta vez... Estou a passar um momento complicado na vida que, no entanto, é importante... É uma espécie de "passagem de nível".

    Um abraço... e "muita merda"


    João Garcia Barreto

    ResponderEliminar