22/05/07

Fotos do fogo - 2ª reunião de elenco

Vai realizar-se, na próxima sexta-feira 25 de Maio, pelas 22h00, a segunda reunião de elenco "à volta" da próxima produção TPN: Fotos do fogo. Estão todos convidados - amigos, conhecidos e curiosos - a aparecer no Auditório de Alfornelos.

Até lá, e para quem quiser conhecer um pouco mais este novo projecto teatral, fica o texto de apresentação que serviu de mote à 1ª reunião de elenco:

No primeiro ano do novo quarto-de-século de existência, novo desafio. Agora, retornar a um passado recente para uns, e a uma história a descobrir por outros. A temática do Estado Novo, das lutas estudantis, da repressão social e cultural, não esquecendo a Guerra Colonial que, ainda hoje, deixa marcas no nosso país.

Uma vez mais, com a produção deste espectáculo, volta o TPN a “falar” de memórias. Acima de tudo, de sonhos que se esfumaram no tempo; de ideais que tinham tanta força, mas que agora parecem apenas ter significado como história que se repete em tertúlias saudosistas. O falar de um passado recente, de uma luta que (para muitos) se perdeu é falar das vitórias da esperança, que agora se assumem como meias-vitórias do comodismo. Tanto foi reivindicado para, agora, nos bastar tão pouco. Perdemos a inocência em terras distantes, e vendemo-la aqui tão perto. Acima de tudo, é falar hoje de tudo o que uma Revolução “sonhou”, e trinta-anos depois [já] desistimos de perseguir e conseguir. De tanques nas ruas, de flores de comemoração... de um passado que se esfumou em memórias de cinema, mas pouco sentidas. É falar das memórias de um ideal perdido. Na esperança de o encontrar. Assim, partindo de um texto central de um dramaturgo sobejamente conhecido, será levado a cabo um trabalho teatral que tentará servir de ponte entre duas gerações.

Aliás, foi esse o ponto de partida. Numa altura em que o TPN renova mais uma vez o seu elenco, será interessante discutir com estes jovens actores e actrizes uma das mais marcantes épocas da história do nosso país. Aliás, já antes, com o espectáculo Ao Atiçar do Lume, de Joaquim Murale (estreado em 1982), o Teatro Passagem de Nível tinha abordado uma história ligada ao período do Estado Novo e à ditadura que durante quase cinquenta anos marcou Portugal. Será interessante, e é esse outro dos eixos do espectáculo, verificar como os anseios dessa época são, com o devido enquadramento temporal, os anseios de agora: mudar o Mundo, ou, pelo menos, mudar o nosso mundo – sentirmos que podemos fazer a diferença.

Finalmente, mas não menos importante, é também trazer para o rol de autores que o TPN já levou à cena, um dos maiores vultos da dramaturgia contemporânea portuguesa: Mário de Carvalho. O seu texto O Sentido da Epopeia será o fio condutor e narrativo do processo de construção deste espectáculo. A par deste texto, outros textos (todos portugueses) serão escolhidos, constituindo o “produto final” uma evidência da qualidade da dramaturgia portuguesa.

1 comentário:

  1. Caro "Camarada"

    Não compareci por motivos de saúde... Irei comparecer nas futuras reuniões...

    Um abraço

    ResponderEliminar