17/04/07

Fotos do fogo - reunião de elenco

Vai realizar-se a primeira reunião de elenco de 2007, para apresentação da próxima produção do TPN: Fotos do fogo. Esta reunião irá decorrer já no próximo dia 4 de Maio, pelas 22h00, no Auditório de Alfornelos. Todos os associados, amigos e curiosos da nossa actividade estão, desde já, convidados a comparecer e falar sobre este novo projecto que agora abraçamos.


Chega-te a mim
mais perto da lareira
vou-te contar
a história verdadeira

[...]

Álbum das fotos fechado
volto a ser quem não era
como a memória, a primavera
rebenta em flores impensadas
num livro as amassamos
logo após cortadas
já foi há muitos anos
e ainda as mãos geladas.


"Fotos do fogo", Sérgio Godinho


O projecto Fotos do fogo nasceu da vontade de abordar uma temática ainda recente da sociedade portuguesa - o antes e pós-Revolução de Abril. Mais do que exaltarmos um processo revolucionário que devolveu a liberdade política (e social?) aos nosso país, iremos tentar discutir o tanto que sonhámos e o que agora temos. «Queremos falar de memórias [...] De sonhos que se esfumaram no tempo. De ideais que tinham tanta força, mas que agora parecem apenas ter significado como história que se repete em tertúlias saudosistas» (in caderno de produção).

Há também a vontade de, numa altura em que o TPN renova, mais uma vez, o seu elenco, discutir com estes jovens (e os menos jovens) uma das mais marcantes épocas da história do nosso país. Aliás, já antes, com o espectáculo Ao atiçar do lume, de Joaquim Murale (estreado em 1982), o Teatro Passagem de Nível tinha abordado o período do Estado Novo e a ditadura que, durante quase cinquenta anos, marcou Portugal.

O espectáculo Fotos do fogo terá dramaturgia e encenação de Ricardo Mendes, e partirá do texto dramático O sentido da epopeia de Mário de Carvalho, incluindo textos de outros autores, bem como alguns originais. Por isso, esperamos pelas vontades de cada um e o empenho de todos... apareça!

1 comentário: