05/02/09

Oficina de Teatro 09 - 24 Fev a 27 Maio


O Teatro Passagem de Nível irá realizar, de 24 Fevereiro a 27 Maio, a 21ª edição da Oficina de Teatro. A formação decorrerá às terças e quartas-feiras, entre as 21h00 e as 23h30, no Auditório de Alfornelos (5 min. Metro Alfornelos – linha azul). A oficina será composta pelos seguintes módulos, centrados na técnica de actor e desmontagem do texto teatral: Representação e Texto, Voz e Corpo-Movimento. Os formadores dos módulos são, respectivamente, José Peixoto (encenador e director do Teatro dos Aloés), Luciana Ribeiro (actriz profissional e professora de voz/canto) e Inês Tarouca (bailarina profissional e professora de dança). Está prevista a apresentação de um exercício final nos dias 29 e 30 Maio. A Oficina de Teatro terá os seguintes preços: €80,00 (sócios e elenco do TPN) e €100,00 (público em geral).

Inscrições + informações: 965 445 495, 214 763 633, geral@tpn.pt, blog.tpn.pt

----------

Direccionada essencialmente aos jovens dos 15 aos 30 anos (mas não em exclusivo), a Oficina de Teatro constitui-se como o mais antigo projecto do Teatro Passagem de Nível. Tem permitido, ao longo dos anos, manter a aposta da associação em sensibilizar os formandos o "mundo" do Teatro, nas suas diversas vertentes. Assim, e adaptando-se às necessidades e expectativas de quem se inscreve, a oficina assenta na experimentação de técnicas, tanto de representação, como de análise e discussão do objecto textual. Esta iniciativa, que tem contado com uma significativa adesão da população juvenil, prioritariamente residente no concelho, tem igualmente promovido o acesso e integração dos formandos ao Teatro Passagem de Nível e aos elencos dos seus espectáculos e demais projectos.

OS FORMADORES
José Peixoto actor (encenador e director do Teatro dos Aloés) - Licenciado em História. Tornou-se profissional de teatro na Companhia Os Bonecreiros em Fevereiro de 74. Estagiou com Bernard Sobel no Théâtre de Gennevilliers e com Giorgio Strehler no Piccolo Teatro di Milano. Esteve na equipa inicial do Centro Cultural de Évora. É co-fundador do Teatro da Rainha. Pertenceu à equipa instaladora do Teatro Malaposta do qual foi Director Artístico de Julho de 1987 a Dezembro de 1999. Foi professor na Escola Superior de Teatro e Cinema de 1978 a 2004 onde leccionou Interpretação e Teoria e Prática de Encenação, Presidente do Conselho Científico e Director do Departamento de Teatro. É Director Artístico do Teatro dos Aloés, Companhia de Actores fundada em 2000. Estreia-se como Dramaturgo com a peça “Ensaio” exibida pelo Teatro dos Aloés em 2003.

Luciana Ribeiro (actriz profissional e professora de voz/canto) - Produziu, realizou e apresentou o programa de rádio «Reencontros», na Rádio Cova da Beira e integrou o grupo de teatro «O Papelão». Terminou o Curso de Teatro - Formação de Actores da Escola Superior de Teatro e Cinema, tendo recebido uma Bolsa de Mérito do Instituto Politécnico de Lisboa no ano lectivo 1998/99 (média de 17 valores) e outra no ano lectivo 1999/2000 (média de 18 valores). Na disciplina de Voz, no 3º e último ano, teve 19 valores (professora Natália de Matos). Estreou-se profissionalmente em 1999 com o espectáculo Eleanor Marx, com texto e encenação de Graça P. Corrêa. Em Setembro de 2000 foi convidada por João Mota para integrar o elenco da peça infantil Lianor no País sem Pilhas, de Armando Rosa e a partir daí, trabalhou com a Comuna até Abril de 2004. Integrou o elenco de nove espectáculos na Comuna – entre os quais, Ubu na Comuna, vencedor do Prémio da Crítica da 18ª Edição do Festival Internacional de Teatro de Almada (2001). Fez ainda assistência de encenação a Álvaro Correia no espectáculo Categoria 3:1, de Lars Noren (onde também entrou como actriz) e a João Mota nos espectáculos Bão Preto, de João Mota e Um Bicho na Lua, de Richard Kalinovsky. Paralelamente ao trabalho na Comuna, criou e interpretou, com Cátia Ribeiro, Sílvia Barbeiro, Sérgio Calvinho e a pianista Catherine Morrissou, o café – teatro Hormonas, Coração e Órgãos Afins, apresentado no bar do Teatro da Trindade em 2000. Em televisão, entrou nas novelas «Queridas Feras» - 2004, «Saber Amar» - 2003 e «Último Beijo» -2002, e na série «Jornalistas» –1999. Como cantora, integrou o espectáculo Auto da Alma, de Gil Vicente, com música original de António Sousa e encenação de João Mota (2003) e cantou nos bares «Real Bar» - 2002, «Feeling’s» - 1998, «Taberna» - 1997, «Happening» - 1996 e «Inda a Noite é Uma Criança» - 1996. É formadora do Espaço Evoé e Sou.

Inês Tarouca (bailarina profissional e professora de dança) - A sua formação em Dança inclui a licenciatura pela Escola Superior de Dança de Lisboa, o curso One Year Certificate em Dança Contemporânea na London Contemporary Dance School de Londres e o curso Dança na Comunidade do Fórum Dança em Lisboa. Como formadores em dança destaca: Julyen Hamilton, Rui Horta, Amélia Bentes, Patricia Rianne, Antonio Carallo e Sonia Noonan; em teatro: John Frey, Chris Murphy, Kate Hilder (action theatre), Pedro Saavedra e Rogério de Carvalho; em voz: Margarida Mestre; em pedagogia: Madalena Wallenstein, Manuela Pedroso e Madalena Vitorino. Como bailarina já trabalhou com vários coreógrafos como Sofia Silva, Clara Andermatt, Rui Pinto, São Castro, Kajsa Wadia e Giulliana Magio. Actualmente dá aulas de dança criativa na escola de dança do Conservatório Nacional, colabora regularmente com a Fábrica das Artes do CCB em projectos de arte para a comunidade e é coordenadora do projecto de improvisação e laboratório de artes performativas DIP - Dança e Investigação em Performance.

Sem comentários:

Enviar um comentário